Minas Trend Preview 5ª edição

     A primeira edição do Minas Trend Preview foi em novembro de 2007 e a partir daí começou a escalada para se tornar o que é hoje, o maior evento de antecipação de tendências do mercado de moda brasileiro.

     Para a 5ª edição, o Minas Trend Preview será realizado em uma área de 11 mil m², abrigando um salão de negócios com 163 estandes de expositores de diversas grifes mineiras e de todo o país.

Desfile de Lançamento

Desfile de Lançamento

      “Queremos passar a ideia de que para chegar aos milhões é preciso fazer o um a um. E Minas faz isso muito bem”, explica o estilista Ronaldo Fraga, convidado pela Fiemg para ser o curador da abertura.

     Para os desfiles, além dos didáticos ou coletivos, foram escolhidas 18 grifes para apresentar suas coleções em desfiles individuais. As grifes que farão o desfile individual são: Alphorria Cult, Apartamento 03, Barbara Bela, Cila, Condotti, Cosh, Coven, Diarium, GO (Graça Ottoni), Faven, Mabel Magalhães, Patachou, Patrícia Motta, Printing, Squadro, Victor Dzenk e Vivaz.

     No segmento de calçados e acessórios, o Minas Trend Preview conta com as criações de A Fábrica – Rogério Lima, Celso Afonso, Claudia Marisguia, Claudia Mourão, Debora Germani, Elisa Atheniense, Getulio, Luiza Barcelos e Paula Bahia. Camaleoa e Mary design completam o time com jóias e bijuterias.

     Para embelezar ainda mais as passarelas, Paola de Orleans de Bragança, Ana Claudia Michels, Daniela Cicarelli, Caroline Ribeiro e Mariana Weickert desfilam o Outono/Inverno 2010 mineiro.

minas_trend

Programação

04 de novembro de 2009 – quarta-feira
10h00 Abertura do Salão de Negócios
Local: Alphaville

11h00 Desfile Coletivo – Acessórios (convite especial)
Local: Salão de desfiles – Alphaville

13h00 Desfile Coletivo – Vestuário (convite especial)
Local: Salão de Desfile – Alphaville

18h00 Desfiles Especiais (convite especial)
Celso Afonso / Chouchou / Última Hora 
Local: Salão de Desfile – Alphaville

20h00 Encerramento do Salão de Negócios
20h30 Desfiles Especiais (convite especial)
Faven / Mary Design / Vivaz
Local: Salão de Desfile – Alphaville

05 de novembro de 2009  – quinta-feira
10h00 Abertura do Salão de Negócios
Local: Alphaville

11h00 Desfile Coletivo – Vestuário (convite especial)
Local: Salão de desfiles – Alphaville

12h00 Palestra “Lançamento do Caderno Perfil do SENAI”
Local: Alphaville

18h00 Desfiles Especiais – Alessa / Cila / Squadro (convite especial)
Local: Salão de desfiles – Alphaville

20h00 Encerramento do Salão de Negócios
20h30 Desfiles Especiais – (convite especial)
Cláudia Mourão / Patrícia Motta / Victor Dzenk 
Local: Salão de Desfile – Alphaville

21h00 Lançamento livro ” Ecobags – Moda e Sustentabilidade” (convite especial)
          Jornalista Lilian Pacce, apresentadora do GNT Fashion
Local: Lounge da INPAR


06 de novembro de 2009 – sexta-feira

10h00 Abertura do Salão de Negócios
Local: Alphaville

11h00 Desfile Coletivo – Acessórios (convite especial)
Local: Salão de desfiles – Alphaville

13h00 Desfile Coletivo – Vestuário (convite especial)
Local: Salão de desfiles – Alphaville

18h00 Desfiles Especiais (convite especial)
Apartamento 03 / Camaleoa / Fruto do Mar 
Local: Salão de desfiles – Alphaville

20h00 Encerramento do Salão de Negócios
20h30 Desfiles Especiais (convite especial)
Alphorria Cult / Patachou / Paula Bahia 
Local: Salão de Desfile – Alphaville

07 de novembro de 2009  – sábado
10h00 Abertura do Salão de Negócios
Local: Alphaville

11h00 Desfile de Jóias e Lançamento Caderno de Tendências – Preview Design de Jóias 2010 (convite especial)
Local: Alphaville

15h30 Desfile 6º Edição do Projeto Box – Novos talentos da moda e design em Minas Gerais (convite especial)
Local: Salão de Desfiles – Alphaville

17h00 Encerramento do Salão de Negócios

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Diesel

     A marca DIESEL, preferida dos jovens “descolados” do mundo inteiro, tornou-se um ícone da moda fashion, principalmente em virtude de seus famosos jeans confortáveis, com cara de usados e caimento impecável, com mais de 40 modelos e 50 tipos de lavagens, que continuam sendo para poucos que gastam muito. A DIESEL, que ousou ao colocar no lado direito do bolso frontal a marca em uma etiqueta transversal, tornou-se um “objeto de desejo”.

A marca foi incluída no ranking das mais luxuosas do mundo, ao lado de BMW, Rolex e Chanel.

diesel

A história
A marca DIESEL foi criada pelos italianos Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid, este último dono de uma confecção, no ano de 1978 em Milão. O nome foi escolhido porque a palavra significava exatamente a mesma coisa em qualquer lugar do mundo e podia ser pronunciada da mesma forma em diversos idiomas. Uma indicação clara de criar uma marca de jeans com apelo global. O jeito de simplificar as coisas só deu bons resultados. A DIESEL foi oficialmente lançada no mercado em 1979 através de sua coleção masculina. As calças jeans com aparências de usadas fizeram os varejistas pensarem que Renzo era louco, especialmente quando deu a esses jeans um preço superior. Mas os clientes pensaram de outra maneira, e a marca começou a crescer, especialmente na década de 80 quando teve um crescimento explosivo dentro do mercado italiano, passando a exportar seus produtos já no ano de 1981. Em 1985 Renzo Rosso tornou-se o único proprietário da marca ao comprar a parte de seus sócios, se tornando o grande homem por trás da DIESEL. Cinco anos depois os jeans já eram distribuídos em butiques de 36 países. Foi deste momento em diante que a marca começou um crescimento muito grande. Em 1991 a marca iniciou sua expansão internacional com o slogan “For Successful Living” (algo como “para se viver de forma bem-sucedida”, inspirada em anúncios da década de 50). Em 1996, o empresário italiano deu sua tacada mais ousada: entrou no mercado americano. Instalou sua primeira loja em Nova York, exatamente em frente à maior loja da Levi’s na cidade, em um ato de evidente provocação. O sucesso dos jeans caríssimos e com aparência de anos de uso foi tão grande que o mercado americano tornou-se o maior da marca. Esta década foi o período em que a marca DIESEL mais cresceu graças às exportações. A marca se tornou conhecida por seus catálogos, extremamente radicais e arrojados. A DIESEL vende mais de 25 milhões de calças jeans anualmente. O jeans é feito quase que artesanalmente, num processo que inclui lavagens à mão e água em temperatura controlada. A mão-de-obra é composta basicamente de artesãos: cada costureira da DIESEL ganha o equivalente a cerca de 12 000 reais por mês. Para garantir a pronta entrega para qualquer país, a fábrica deixa à disposição, na Itália, um estoque com cerca de 400 mil peças. Com preços que variam entre US$ 150 e US$ 800 por peça, a DIESEL já deixou para trás, em termos de prestígio, marcas fortes, como a americana Calvin Klein. O sucesso da marca consiste na combinação de criatividade, originalidade, interpretação do futuro, estratégias de comunicação e tecnologia. E muita dose de ousadia, é claro. Antenado ao crescimento e a profissionalização do luxo no mundo, Renzo Rosso, vem expandindo seu poder adquirindo marcas já consagradas como Vivienne Westwood Red Label, NY Industry, Dsquared e belga Martin Margela.

Diesel 2

A linha do tempo
1979
Lançada a primeira coleção masculina da marca.
1984
Introduzida a DIESEL KIDS, uma linha de jeans e roupas que combinava cores vivas com design infantil, para as mais novas gerações de “antenados”. Esta sub-marca da DIESEL faz roupas para pessoas de 0-16 anos.
1989
Lançada a DIESEL FEMALE, primeiras linhas e coleções exclusivamente femininas.
1994
Introduzida a sub-marca 55-DSL, uma linha de roupas despojadas e arrojadas, destinada aos esportes radicais.
Ainda este ano lançou sua primeira coleção de óculos.
1997
Introduzido o primeiro perfume da marca, chamado Diesel Plus Plus. Depois foram lançados outros perfumes como Diesel Zero Plus (1989) e Green (2002).
1998
Lançamento da linha top DIESEL STYLE LAB (literalmente um “laboratório de estilo” da marca), que primava pela inovação e a ousadia nos tecidos, acessórios e design.
1999
Introduzida a linha de relógios, em uma parceria com a marca Fossil.
2001
Introdução da Diesel Denim Gallery Collection, uma coleção limitada de jeans sofisticados e caríssimos, produzidos totalmente à mão em pequenas quantidades.
2002
Lançamento da coleção Lagerfeld Gallery by DIESEL, criada em parceria com o estilista Karl Lagerfeld. O sucesso foi imediato e as peças sumiram rapidamente das prateleiras da Diesel Denim Gallery, no Soho, em Nova York. Na época do lançamento uma calça exclusiva DIESEL assinada por Lagerfeld custava, no mínimo, o equivalente a R$ 700 – embora algumas peças mais elaboradas chegassem a R$ 5 mil.
2003
Lançada uma pequena linha de jóias com a marca DIESEL.
2006
Lançamento, em setembro, da coleção de roupas íntimas para homens e mulheres. Concebida pela equipe criativa da marca, dirigida por Wilbert Das, a linha DIESEL INTIMATE apresentava uma vasta gama de peças, desde as mais ousadas às mais confortáveis e desportivas.
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Campanhas que fizeram história
Não é só o ajuste perfeito do jeans que fez da DIESEL uma das marcas de maior destaque na Itália e no mundo. Além do produto de primeiríssima linha, o que seduz a clientela Diesel, os chamados DIP, Diesel Important People, são as campanhas publicitárias, sempre irreverentes, provocantes e polêmicas. Mais do que comercializar produtos, a marca propõe um estilo de vida e o fato de suas controversas campanhas publicitárias terem imenso apelo junto aos consumidores é inegável. Essas famosas campanhas começaram nos anos 80 e, desde então se caracterizam por possuir um único briefing criativo utilizado no mundo todo e criticar toda a disciplina da publicidade com suas transgressões. Essas campanhas publicitárias, que consomem cerca de US$ 50 milhões por ano, são sempre irônicas e delirantes: as promessas de um viver bem-sucedido são retratadas de forma exagerada e até mesmo absurda. Mostram negros africanos milionários tomando champanhe e comendo caviar em limusines. Ou um casal jovem e sexy, porém maltratado, vestindo jeans moderno e batendo boca em uma desorganizada cozinha dos anos 60, de uma família de brancos pobres. Ou ainda pregam a juventude eterna em anúncios em que modelos de “120 anos” com pele de boneca dão a receita da longevidade. Na década de 80, por exemplo, provocou tremenda polêmica ao veicular uma campanha em que dois marinheiros se beijavam apaixonadamente. A última peça, recém-lançada, segue o mesmo conceito: uma modelo vestida de anjo que faz gestos obscenos para quem olha.
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Uma das ações mais ousadas da marca aconteceu em 2001, quando a garota-propaganda era uma cantora polonesa famosa e decadente chamada Joanna Zychowicz, em cuja existência muitas pessoas passaram a acreditar, com direito a fã-clube, músicas e manchetes escandalosas em um tablóide sensacionalista – tudo “de mentirinha”. O fundador da DIESEL levou pouco mais de duas décadas para transformar uma fabriqueta de calças desbotadas com apelo underground em uma das mais prestigiadas grifes do mundo. E grande parte deste sucesso deve-se a ousada e agressiva linha de comunicação adotada pela marca.
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O hotel
A DIESEL não se contentam em vesti-lo: ela quer hospedá-lo. Tudo começou em 1994 quando Renzo Rosso comprou o decadente hotel Pelican em Miami Beach. Quatros anos depois o hotel, totalmente reformado e decorado pela equipe de estilistas da DIESEL, foi reaberto com o nome Diesel Pelican Hotel. O hotel se transformara em uma hospedaria de primeira classe nem um pouco convencional. Foi criado para ser uma arma extra na estratégia de comunicação da marca e logo virou “point” entre os descolados da moda, da música e do cinema. As trinta suítes foram decoradas cada uma de um modo e receberam nomes inusitados, como “Garota Psicodélica” (um quarto vermelho com cadeiras em forma de coração) e “Uma Fortuna em Alumínio” (com desenhos prateados nas paredes). A decoração era uma interessantíssima mistura de estilos, com mesas e cadeiras dos anos 40 mesclando-se a eletrodomésticos dos anos 60 e bugigangas hi-tech do século 21, como uma televisão de plasma de 50 polegadas na suíte presidencial. Cores fortes nas paredes, ventiladores de botequim no teto, sofás com tecido de zebra, geladeiras antigas encimadas por pingüins de louça, cadeiras Luís XVI. Para alguns, um mau gosto sem tamanho. Para o pessoal da DIESEL (e os seguidores da marca), um grande barato – ou “o único hotel do mundo onde você realmente se sente em casa”. E não parou por aí: toneladas de material foram reaproveitadas de boates, igrejas, escolas e de tudo que tenha sido demolido na Ocean Drive, Miami Beach, uma das avenidas mais descoladas de Miami Beach, pelo designer sueco Magnus Ehrland. “Uma veneração à cultura underground, que remonta aos cineastas John Waters, Pedro Almodóvar e aos desenhos da Disney”, diz o próprio Rosso. Com quartos extravagantes e diárias que chegam a US$ 440, exceto a fantástica suíte presidencial com três quartos voltados para o mar, dois banheiros e TV de plasma (custa US$ 2.500 e só pode ser utilizada quando Renzo Rosso não está nos Estados Unidos), o hotel vive lotado. É lá que a família Rosso (seis filhos de dois casamentos) passa as férias de verão.
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A marca no mundo
A marca de jeans mais cobiçada da atualidade e admirada por astros como Nicole Kidman, Sandra Bullock, Gwyneth Paltrow, Brad Pitt, Bruce Willis, Gisele Bundchen, Tom Cruise, Dennis Quaid, Bono Vox, Lenny Kravitz, John Gagliano e Karl Lagerfeld, que tem sede na cidade de Molvena, norte da Itália, está presente em mais de 98 países com cerca de 400 lojas próprias, controlando 15 subsidiárias na Europa, Ásia é América, e empregando mais de 3 mil pessoas. A marca tem cerca de 30 Flagship Stores (lojas âncoras) em cidades como Nova York, Londres, San Francisco, Berlim, Barcelona, Paris, Tóquio, Hong Kong e Roma, além de lojas menores em cidades como Santa Monica, Antuérpia e São Paulo. Hoje, 85% de suas receitas (US$ 1.6 bilhões) vêm do exterior, sobretudo dos Estados Unidos, da Inglaterra e do Japão. A loja do shopping Iguatemi, o mais sofisticado de São Paulo, é a que mais vende por metro quadrado no mundo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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Maratona de Nova York

      No primeiro dia de novembro, todo ano acontece a Maratona de Nova York. A largada é pela manhã, a partir das 9h40, na ponte Verazzano, em Staten Island, e o encerramento no Central Park. Trata-se da maior corrida do mundo: são mais de 40 mil candidatos a cada ano.

NYC marathon

 

     São mais de 2 milhões de espectadores pelas ruas do circuito e outros 315 milhões de telespectadores ao redor do planeta. Este ano tem um ingrediente especial para os brasileiros: o atleta de Brasília Marilson Gomes dos Santos, ganhador em 2006 e 2008, corre pelo tri e é um grande candidato em 2009.

     Mas a festa fica por conta dos anônimos presentes, e é freqüente o uso de fantasias entre os corredores, cerimônias de casamento durante a corrida e outras loucuras que atestam o charme particular desta Maratona.

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Novo Jeans da Diesel

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

outono-inverno 2009 da Diesel, eles lançaram a coleção, chamada “Flash For Fun”, que apresenta jeans e camisetas que brilham no escuro, com cores fluorescentes e neons.

Foto: Divulgação

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Prêmio Moda Brasil

      A segunda edição do prêmio Moda Brasil, levou centenas de fashionistas à Casa Fasano, em São Paulo, na noite de quarta-feira.

     Além de prestigiar os profissionais de destaque, o Prêmio Moda Brasil 2009 revela novos talentos do mercado nacional, estimulando aqueles que dão vida ao mundo fashion sejam trabalhando para que ele continue girando, ou mantendo seus esforços para que ele se permaneça em evidência.

Prêmio Moda Brasil. Foto: Divulgação

Prêmio Moda Brasil. Foto: Divulgação

Confira os resultados de 2009

Estilista de moda feminina:Gloria Coelho (concorrentes: Reinaldo Lourenço e Alexandre Herchcovitch). Vencedor de 2008: Reinaldo Lourenço

Estilista de moda masculina:Alexandre Herchcovitch (concorrentes: Osklen e Ricardo Almeida). Vencedor 2008: Alexandre Herchcovitch

Estilista revelação:Juliana Jabour (concorrentes: Amapô e D’Araouche). Vencedor 2008: R. Groove, de Rique Groove

Coleção de moda praia:Lenny (concorrentes: Luiza Bonadiman e Salinas). Vencedor 2008: Lenny

Stylist:Flavia Lafer (concorrentes: Daniel Ueda e Felipe Veloso). Vencedor 2008: Felipe Veloso

Desfile do ano:Reinaldo Lourenço (concorrentes: Alexandre Herchcovitch e Gloria Coelho). Vencedor 2008: Maria Bonita Verão 2009

Campanha Publicitária:Ellus Inverno 2009 (concorrentes: Osklen Verão 2010 e Forum Tufi Duek Inverno 2009. Vencedor de 2008: Oskar Metsavaht

Modelo Feminino:Raquel Zimmermann (concorrentes: Carol Trentini e Isabeli Fontana). Vencedor de 2008: Raquel Zimmermann

Modelo Masculino:Michael Camiloto (concorrentes: Alex Schultz e Raphael Laus). Vencedor de 2008: Leo Peixoto

Make-up:Daniel Hernandez (concorrentes Duda Molinos e Max Weber). Vencedor de 2008: Duda Molinos

Hair stylist:Max Weber (concorrentes Daniel Hernandez e Robert Estevão). Vencedor de 2008: Max Weber

Fotógrafo:Gui Paganini (concorrentes Bob Wolfenson e Jacques Dequeker). Vencedor de 2008: Bob Wolfenson.

Designer de acessórios:Glorinha Paranaguá (concorrentes Constança Basto e Sarah Chofakian). Vencedor de 2008: Francesca Giobbi

Veículo de mídia impressa: Vogue(concorrentes Joyce Pascowitch e Mag!). Vencedor 2008: Vogue

Veículo de mídia eletrônica site: Erika Palomino(concorrentes Glamurama e Lilian Pacce). Vencedor de 2008: Chic (Glória Kalil)

Veículo de mídia eletrônica – programa de TV: GNT Fashion, apresentado por Lilian Pacce (concorrentes Fashion Special: Marc Jacobs e Nomes da Moda). Vencedor de 2008: GNT Fashion

Jornalista de moda:Costanza Pascolato (concorrentes: Erika Palomino e Gloria Kalil). Vencedora de 2008:Gloria Kalil

Categorias Novas
Veículo – Mídia Eletrônica – Blog: Flavia Lafer (concorrentes Alexandra Farah e Lula Rodrigues)

Designer de Joias:Jack Vartanian (concorrentes Ara Vartanian e H. Stern)

Modelo Feminino – New Top:Carmelita (concorrentes Luana Teifke e Paula Zago)

Diretor de Arte:Giovanni Bianco (concorrentes Kleber Matheus e Lila Guibert)

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